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10 Dicas para diminuir os atestados médicos em sua empresa

10 Dicas para diminuir os atestados médicos em sua empresa

Uma das grandes preocupações de todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, é como evitar que os profissionais faltem, já que o absenteísmo (ausência no ambiente de trabalho) prejudica não apenas um único colaborador, mas também tem efeitos significativos sobre a sua própria produtividade e consequentemente sobre os lucros da empresa.

Abaixo listamos algumas ações que podem auxiliar as organizações a diminuírem os percentuais de falta dos colaboradores:

1 – Limpeza

Não há nada mais desagradável para uma pessoa do que conviver em um ambiente que não seja adequado em limpeza e em organização. Claramente esses hábitos evitam que as pessoas adquiram alguns problemas de saúde como viroses, dermatites, comprometimento das vias respiratórias, entre outros. Por isso, quando a empresa mantém um constante processo de manutenção que assegure a limpeza, atestados, afastamentos e licenças médicas podem ser evitados. Dentre algumas ações simples, podemos destacar: revisão no ar condicionado; banheiro e refeitórios limpos; lixo devidamente acondicionado, etc.

2 – Informações importantes

Durante eventos comemorativos, aproveitando a oportunidade de os profissionais estarem em um momento de integração, a companhia tem a alternativa de promover ações voltadas à qualidade de vida do trabalhador. Isso inclui desde palestras ministradas por profissionais da área de saúde que foquem suas apresentações em temáticas direcionadas ao combate do alcoolismo, do tabagismo, às doenças cardiovasculares, bem como estímulo à mudança para hábitos alimentares saudáveis. Quando cuidamos da nossa própria saúde, o reflexo positivo é sentido no dia a dia corporativo.

3 – Afastamento médico de funcionário

Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. Tendinite e bursite são apenas alguns dos problemas que podem acometer qualquer trabalhador. Empresas conscientes desses problemas estimulam seus funcionários a praticarem exercícios laborais que devem ser conduzidos por educadores especializados. Depois que os profissionais abraçam a ideia, sem dúvida alguma terá melhoria na qualidade de vida.

4 – Importância do trabalho

A promoção de campanhas de conscientização sobre a importância do trabalho de cada colaborador tem um diferencial significativo em seu desempenho profissional. Isso porque o profissional passa a entender a importância das atividades que ele desenvolve, e que de fato transmitem valor para a companhia. Isso, por sua vez, pode estimulá-lo trabalhar novas competências técnicas e comportamentais.

5 – Abuso de autoridade

A presença de gestores despreparados ou então, de pessoas que chegam ao extremo de usar a autoridade para humilhar os liderados, é um dos fatores que levam profissionais a se ausentarem do trabalho ou mesmo procurar por outra oportunidade no mercado. Dizer “Não” aos líderes tiranos é dizer “SIM” para uma equipe motivada.

6 – Trabalho em equipe

A concepção de individualismo já não faz parte da cultura de uma empresa globalizada e que deseja sobreviver à concorrência. Nesse sentido, a gestão deve focar ações específicas para o estímulo ao espírito de equipe. Quando se atua em uma companhia, onde as pessoas entendem que unidas vão “mais longe”, a vontade de atender às expectativas da empresa aumenta.

7 – Saúde do funcionário

Ofertar ao colaborador uma refeição de qualidade, nutritiva e balanceada, promovendo mais saúde e disposição no trabalho, bem como servir de exemplo para que ele adote hábitos melhores em sua rotina.

8 – Clima da empresa

A presença do profissional de Recursos Humanos em todos os departamentos da companhia serve de termômetro para avaliar o clima, identificar falhas na gestão e encontrar soluções, antes que a empresa sofra algum tipo de prejuízo.

9 – Pontos fortes e fracos

A adoção de ferramentas como pesquisa de clima organizacional ou mesmo de avaliação de desempenho, permite que a organização identifique os pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados no profissional. Quando isso ocorre, é possível dar um feedback ao colaborador e ele, por sua vez, entenderá que a empresa não o vê apenas como um “número” a ser adicionado à folha de pagamento.

10 – Informações claras

Sem uma política de comunicação interna clara, os funcionários ficam sujeitos a receberem informações distorcidas como, por exemplo, demissão em massa, corte de benefícios etc. Através dos canais de comunicação, a empresa passa tranquilidade aos profissionais e esses conseguem cumprir suas responsabilidades com mais eficácia. As chances de profissionais conscientes se ausentarem do trabalho caem significativamente.

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